A intoxicação linguística

7. Aspectos epistemológicos

A busca do conceito prosseguirá e far-se-á bem ao considerar a linguagem, inclusive na revolução electrónica como «processo interrompido de criação da expressão espiritual» (G. Humboldt).

A procura da verdade resulta do uso linguístico condicional, da reflexão e cognoscibilidade do sujeito e do predicado. Disso se nutrem o discurso crítico e a clareza entre pergunta e resposta. A clareza da linguagem abre o pensamento à avaliação relativizadora. Isto não é nada bom para os poderosos. Assim, há que eliminar as frases no condicional, suprimir o conjuntivo, a predicação verte-se em substantivização e emerge no lugar do sujeito: não se deve examinar quem é o actor. Os sujeitos responsáveis vêem diluir-se as suas responsabilidades nas instituições que representam. Mas a sua manifestação é um uso linguístico absoluto: a partir de certo nível, já não se opina, afirma-se, declara-se, à semelhança da oferta convertida em lei da “economia” na linguagem publicada e ainda por cima recoberta pela aparência de objectividade.

Por outro lado, a precisão informativa encontra-se intimamente relacionada com a sua fiabilidade e com o reflexo objectivamente verdadeiro dos factos e dos seus contextos. Daqui decorrem, sobretudo na comunicação escrita, problemas de equilíbrio entre concisão de linguagem, lógica expositiva e densidade informativa. Quer dizer, pede-se que as informações não sejam contraditórias e que o texto ou espaço dedicado ao tratamento de uma informação seja proporcional à sua importância.

Numa perspectiva de “brevidade lacónica” que relaciona a ordem com a economia de sinais, a expulsão do pensamento para fora da linguagem deu sempre jeito aos governantes. Todos os impérios chegam até onde o façam os seus meios de comunicação. Numa Era em que as redes electrónicas cobrem toda a superfície da Terra, o poder dos exploradores dos meios de comunicação aumenta de modo correspondente.

Anúncios
por Blogue da Emigração Publicado em 1

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s