PERGUNTA ESCRITA E-4958/09

Apresentada por João Ferreira (GUE/NGL)
à Comissão

Assunto: Apoio a associações portuguesas na Alemanha

Numa visita recente à Alemanha, durante a qual contactei com as comunidades portuguesas no país, pude constatar o importante papel que as associações portuguesas na Alemanha desempenham, em variados domínios, nomeadamente: na criação e fortalecimento de laços entre os membros da comunidade portuguesa; na promoção e facilitação da integração das comunidades imigrantes nas comunidades locais em que se inserem; na afirmação das tradições, usos, costumes e valores culturais próprios e, por essa via, na conservação e promoção da riqueza e diversidade culturais europeias, estimulando uma dimensão de interculturalidade que indiscutivelmente as acentua.

Numa reunião com a direcção da Federação das Associações de Portugueses na Alemanha (FAPA), foi-me manifestada por esta entidade a preocupação com a falta de apoio ao funcionamento das associações portuguesas, que compromete o seu desempenho nos domínios acima citados. Em especial, foi referida a necessidade de apoio em dois domínios prioritários:

– Na formação de dirigentes associativos, tornando-os mais aptos a lidar com a complexidade inerente às exigências legais e burocráticas associadas ao funcionamento das associações;

– Na promoção de reuniões e encontros pontuais e/ou regulares entre as várias associações portuguesas no país, tendo em vista a troca de experiências, a aprendizagem e o enriquecimento mútuos.

Assim, solicito à Comissão Europeia que me informe sobre o seguinte:

Que tipo de apoios comunitários podem ser prestados a este tipo de associações, tendo em vista a resposta às necessidades acima referidas?

Anúncios

2 comentários a “PERGUNTA ESCRITA E-4958/09

  1. O camarada Joao Ferreira situa-se no centro dos acontecimentos ao preocupar-se com o apoio que deve ser dado ao associativismo, questao sempre desprezada por todos os governos. Em qualquer visita de Estado, lá vêm as ladainhas, os encómios, a retórica a favor dos emigrantes, mas na realidade o que impera é o desprezo pelas interesses, pelas aspiracoes e pelos direitos dos emigrantes. A accao do camarada Joao Ferreira já comecou a marcar a diferenca em relacao à política oficial, tanto do governo português como da UE. A luta continua!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s