Tomar partido! (e a base teórica do Partido)

A base teórica do partido que tomámos, como comunistas portugueses, e que está explícita nos estatutos do Partido que somos pelo partido que tomámos, é a do marxismo-leninismo, logo se acrescentando “concepção materialista e dialéctica do mundo, instrumento científico de análise da realidade e guia para a acção que constantemente se enriquece e se renova dando resposta aos novos fenómenos, situações, processos e tendências de desenvolvimento. Em ligação com a prática e com o incessante progresso dos conhecimentos, esta concepção do mundo é necessariamente criadora e, por isso, contrária à dogmatização assim como à revisão oportunista dos seus princípios e conceitos fundamentais” (art. 2º).
É com essa base teórica que o PCP se define (no art. 1º) como um partido de classe, o partido da classe operária e de todos os trabalhadores portugueses, sendo a sua vanguarda. No entanto, a o seu conhecimento e a sua consciência está muito longe de estar alargado às massas que compõem a classe em si.
Num texto de 1920, Esquerdismo: Doença Infantil do Comunismo, Lenine adverte com uma pertinência que nada perdeu no (historicamente curto) espaço de 90 anos:
“(…) trata-se exactamente de não julgar que o caduco para nós tenha caducado para a classe, para a massa. Mais uma vez, constatamos que os “esquerdistas” não sabem raciocinar, não sabem conduzir-se como o partido da classe, como o partido das massas.
O vosso dever consiste em não descer ao nível das massas, ao nível dos sectores atrasados da classe. Isso não se discute. Tendes a obrigação de dizer-lhes a amarga verdade: dizer-lhes que seus preconceitos democrático-burgueses e parlamentares não passam disso, de preconceitos. Ao mesmo tempo, porém, deveis observar com serenidade o estado real de consciência e de preparação de toda a classe (e não apenas de sua vanguarda comunista), de toda a massa trabalhadora (e não apenas de seus elementos avançados).»

Sérgio Ribeiro

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s