António Dias Lourenço

Peniche, 14-IX-1965
Meu filhito muito querido
[…]
E quase, quase que apostava que não conheces os bonecos de hoje do paizinho. Ora, quem havia de ser!… O nosso ursinho «Papusso», o coelhinho «Rabino», o Ti João Gadelha e mais os irmãos mais pequeninos do Rabino.
Mas que paparoca estarão eles a comer?
Pois é, os marotos andavam todos a comer as cenouras da horta do Ti João Gadelha e nem se lembravam que ele tinha de vendê-las no mercado para comprar sapatos e vestidos e calções para os seus meninos.
– Que é lá isso, patifórios, a comerem as minhas ricas cenouras… – gritou o Ti João quando os viu no meio da horta.
Os irmãos pequeninos do Rabino ficaram muito atarantados mas o Rabino alçou o rabete, alisou os bigodes e disse para o Ti João:
– Ti João Gadelha, não seja mau que nós temos muita fomeca. Que havemos nós de comer, não me diz?
O Ti João Gadelha não é mau lá isso não. Ficou um bocadinho calado a olhar para eles, pôs um dedo na cara pensativo e depois disse-lhes:
– Bom, vou dar-vos de comer, mas cenouras não que me fazem falta. Maria! Maria! Traz duas malgas de milho para esta freguesia! E todos contentes, o «Papusso» a dar aos irmãozinhos pequenos do «Rabino», comeram umas belas pratadas de milho amarelinho. E o Ti João lá ficou a vê-los com as suas bogodaças negras arrepanhadas num sorriso.
Afectuosos abraços aos Padrinhos e um xi-coração apertado e beijinhos cheios de ternura e saudades do Pai

Via: Bruno Dias

2 comentários a “António Dias Lourenço

  1. Este conto é um alerta, a chamada de atenção ao sofrimento, retrata a fome do tempo que já la vai!Ensina de uma certa maneira o que é partilhar!Que tempos difíceis estes! Depois de tanta luta, parece-me que estamos a voltar ao passado! António Dias Lourenço, Homem muito inteligente, um grande lutador dos direitos dos mais sofridos, pela justiça social etc.(Por tudo isto foi preso) Estive no Forte de Peniche antes dele falecer, fiquei incomodada, sensibilizada por saber toda a sua história no passado.Sinto uma enorme admiração por este senhor.Obrigada por me terem feito chegar esta carta que me fez chorar.
    Abraço.

Deixe uma Resposta

