Bolonha?

O Governo britânico pondera criar um imposto para licenciados, para ajudar a financiar o ensino superior. Os líderes universitários estão dispostos a aceitar esta medida, pois a maioria dos estudantes faz os cursos recorrendo a empréstimos.De acordo com a Lusa, líderes estudantis rejeitam o aumento dos juros dos empréstimos e concordam com a proposta dos Trabalhistas e a promessa eleitoral dos Liberais Democratas de criar um imposto especial para licenciados variável de acordo com os seus salários para ajudar a financiar o ensino superior.

Desde que o actual regime foi criado pelo Governo de Tony Blair que os estudantes recorrem a empréstimos para pagar propinas e outros custos, que amortizam ao longo da carreira profissional. Os juros poderão agora aumentar, de modo a que os licenciados terminam o curso com dívidas ainda mais substanciais, na ordem das dezenas de milhares de euros.

Já as universidades de elite, como Oxford e Cambridge, têm feito campanha no sentido de poderem aumentar as propinas e apoiam uma reforma do sistema para poderem competir com universidades americanas(*).

Por seu lado, em Espanha, as propinas na pública aumentaram 400€ no global das disciplínas

Em Portugal, considerando todos os cortes nas ajudas e a fraca oferta pública derivada da exigência absurda para entrar, recheando assim os centros privados, sem considerar o aumento brutal que mais um ano sofreu o preço do ensino universitário, a passos largos caminhamos para um modelo cada vez mais consolidado de formação a crédito.

(*Nota: Significa pagar entre 40 e 60 mil dólares ano)

Anúncios
por Blogue da Emigração Publicado em Sem categoria

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s