Coletivo para a Defesa do Ensino do Português provoca incidente na Gulbenkian em Paris

Paris, 12 dez (Lusa) – A intervenção de membros do Coletivo para a Defesa do Ensino do Português no Estrangeiro provocou hoje um atraso de mais de meia hora numa conferência prevista da presidente do Instituto Camões, Ana Paula Laborinho, em Paris.

Antes do início da conferência, pouco depois das 18:00 locais (17:00 em Lisboa), Raul Lopes, do Coletivo para a Defesa do Ensino do Português no Estrangeiro, pediu à presidente do Instituto Camões que respondesse às questões dos pais, professores e membros das associações ali presentes sobre os cortes no número de professores de português em França.

O diretor do Centro Cultural da Gulbenkian em Paris, João Pedro Garcia, pediu aos membros do coletivo que esperassem pelo fim da conferência e, perante o seu desacordo, chegou a colocar a hipótese de cancelar o evento.

Depois de garantir, repetidamente, aos elementos do grupo que no final teriam resposta às suas questões, Ana Paula Laborinho conseguiu começar a falar: “Eu compreendo-vos, dou-vos a minha palavra de que falarei convosco hoje. Estamos aqui para encontrar soluções em conjunto”, afirmou.

A presidente do Instituto Camões fala esta tarde na delegação da Fundação Calouste Gulbenkian em França, na conferência “As dimensões culturais da ação externa europeia. O papel da EUNIC – Rede dos Institutos Nacionais de Cultura da União Europeia”.

Recentemente, o Instituto Camões anunciou que iria reduzir, até janeiro, 50 postos de trabalho de professores da rede no estrangeiro, sobretudo em França (20), Suíça (20) e Espanha (9).

O Coletivo para a Defesa do Ensino do Português no Estrangeiro foi constituído em França após o anúncio do Governo de cortes no número de docentes no estrangeiro e tomou posição pública sobre o que considera “a eliminação de um direito inalienável do cidadão português residente no estrangeiro: o direito à aprendizagem da língua portuguesa”.

Anúncios
por Blogue da Emigração Publicado em Sem categoria

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s